Saiba quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez

Muitas dúvidas pairam sobre a cabeça das mamães de primeira viagem. Afinal, são diversas as responsabilidades e os cuidados quando um novo membro na família está chegando. Uma das principais dúvidas de quem tem o primeiro filho é quando deve ocorrer a primeira consulta ao dentista. Muitas mamães se enganam que pelo fato de os primeiros dentinhos começarem a aparecer apenas após seis meses, não é necessário realizar consulta ao dentista antes de período.

Segundo a cirurgiã-dentista, Patrícia Gonçales Zanqueta, de São Paulo, SP, os cuidados com a saúde bucal devem começar antes mesmo de o bebê nascer, para que a mãe seja orientada com relação a melhor maneira de fazer a própria higiene e também sobre como se alimentar corretamente neste período.

Após a primeira consulta de orientação, a profissional indica que o bebê seja avaliado também nos primeiros meses de vida. “Essa consulta é importante porque é quando a mãe aprenderá a fazer a higiene correta da gengiva do bebê”, ressalta. Depois disso, Patrícia recomenda um novo atendimento no nascimento dos dentes.

Em geral, os primeiros dentes começam a aparecer entre o sexto e o oitavo mês de vida. São os chamados incisivos centrais inferiores, localizados no meio da gengiva de baixo. Depois, nascem os incisivos centrais superiores, que também ficam na parte central da boca, mas em cima. E assim a dentição de leite completa (20 dentes) vai sendo preenchida, até os três anos de idade.

Ao perceberem o nascimento dos incisivos centrais inferiores é a hora de o pequeno voltar ao dentista, onde os pais receberão orientação com relação à escova e o creme dental adequados para a higienização bucal. “Depois disso, recomendamos que o bebê seja avaliado de seis em seis meses para que possa ser feito um acompanhamento dos dentes que estão nascendo e prevenção das cáries”, ressalta Patrícia.

Também é muito comum dúvidas com relação ao que usar para acabar com as coceiras nas gengivas dos bebês quando os dentinhos estão para nascer. A recomendação é não comprar qualquer produto, mas sim apenas os recomendados por um odontopediatra. O profissional prescreverá pomadas ou substâncias anestésicas que amenizam o incômodo durante esse período, e recomendar mordedores para aliviar o desconforto gengival.

A dentista alerta ainda sobre a importância de se estimular nos bebês o hábito da higiene bucal. Isso porque os dentes de leite são os que direcionam o caminho pelos quais nascerão os dentes permanentes.

Sobre Patrícia Gonçales Zanqueta CRO SP 58757
Formada pela OSEC, é especialista em odontopediatria.

Sobre a Dental Cremer

A Dental Cremer é líder brasileira em venda de produtos odontológicos, sendo a primeira one stop shop da odontologia brasileira, disponibilizando tudo que o dentista precisa em um só lugar, através da sua central de vendas e loja virtual. Desenvolver soluções inovadoras e garantir praticidade à rotina dos dentistas tem sido os diferenciais da Dental Cremer, sendo que a empresa atende 70 mil profissionais, de todas as regiões do país, e oferece mais de 40 mil itens entre produtos e serviços para todas as especialidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *