Educadora infantil dá dicas sobre o desfralde

Quais os sinais que indicam que a criança está pronta para deixar a fralda? Começar o processo de desfralde é sempre um momento de dúvida para os pais. Qual a idade certa? A criança precisa falar? Tem diferença entre meninos e meninas? Dar ou não uma recompensa? Aqui, a educadora infantil Camila Queres, do canal CriaMinha, responde a essas perguntas e dá algumas dicas práticas para as mamães perceberem o momento ideal.

Idade certa

  • Em torno de 2 anos de idade. Os meninos tendem a deixar a fralda mais tarde que as meninas.

Sinais de que chegou a hora de abandonar a fralda

  • A criança é capaz de pular com os dois pés fora do chão ao mesmo tempo; é um traço de controle do esfíncter anal.
  • Costuma evacuar, mais ou menos, nos mesmos horários.
  • A fralda fica seca por pelo menos três ou quatro horas.
  • Na hora do xixi ou do cocô, a criança fica tímida, vai para o cantinho, vai até o banheiro, coloca a mão no pipi ou na vagina, ou seja, já percebe que esse é o momento de intimidade.
  • Mostra incômodo com a fralda molhada ou com o cocô.
  • Na hora do xixi ou do cocô, a criança fica tímida, vai para o cantinho, vai até o banheiro, mostra incomodo com a fralda, coloca a mão no pipi ou na vagina. Essas são atitudes que demonstram que ela já percebe que esse é um momento de intimidade.

Quando começar

  • Dê preferência para o fim de semana, Sábados e Domingos são momentos em que os pais costumam estar quase 100% com as crianças e conseguem acompanhar mais de perto.

Oferecer ou não recompensas para a criança

  • Vale oferecer presentinho quando a criança vai ao banheiro e caminha bem nesse processo?  O que a criança quer mesmo é o reconhecimento, que pode ser uma recompensa ou a demonstração do orgulho por esse ganho de autonomia. Parabenize a criança, é importante que ela perceba o reconhecimento.

Dicas práticas para o decorrer do processo

  • Use e abuse das sandálias de plásticos nesse período. São fáceis de limpar – molhou, secou e está pronta para usar de novo. Se quiser usar um tênis ou sapato mais arrumado para festinhas, leve uma sandália de plástico na bolsa, porque isso vai te ajudar.
  • Nas viagens longas, é válido usar a fralda. Para isso, explique para criança o motivo de usar a fralda naquela ocasião. Se não quiser abrir essa exceção, opte por várias paradas no percurso.
  • Uma das principais dicas para esse período é levar a criança várias vezes ao banheiro, caso ela peça ou não. Mesmo que a criança não faça nada, é importante realizar todo o processo de higiene para que ela adquira o hábito.
  • Lugar de ir ao banheiro é no banheiro. Portanto se você adotou o penico, deixe-o no banheiro. A criança tem que aprender que esse é um momento de intimidade e que existe um local próprio para isso. Não alterne entre o adaptador de privada e o penico. Se optou pelo adaptador, use um apoio para o pé, a criança precisa ter a sensação de estabilidade, não deixe que as perninhas dela fiquem balançando no vaso.
  • Durante o processo de desfralde tente deixar a criança o mais confiante possível. Sempre que puder elogie e evite demonstrar desapontamento. Estimule a sensação de que o desfralde é um trabalho em equipe: criança, família e escola.

Para mais informações, clique aqui.

Sobre Camila Queres –  Idealizadora do berçário escola Toddler Desenvolvimento Infantil , a educadora infantil Camila Queres trabalha há mais de 15 anos na área de educação. É formada em Letras pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e tem pós-graduação em Gestão e Educação. Entre os grandes colégios que atuou estão a Escola Britânica do Rio de Janeiro e a Chapel School, em São Paulo. Hoje, além de comandar o berçário escola Toddler Desenvolvimento Infantil, faz a gestão do berçário corporativo da Unilever. Também é mãe de Bento (2 anos) e de Joaquim (1 ano).

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *